Durante esses dias realizaram-se intensos debates entre os institutos sobre os desafios enfrentados pelos profissionais envolvidos na educação de alunos com surdez.
O Instituto Felipe Smaldone está presente nas cidades de: Anápolis, Pouso Alegre, Barsilia, Manaus, Belém e Fortaleza, e, a cada dois anos têm-se encontrado para rever suas práticas educacionais e buscar novos caminhos relacionados com o desenvolvimento educacional e da cidadania da clientela em questão. Dessa forma, o evento teve como objetivo maior analisar os diferentes segmentos regionais na Implantação de Políticas públicas para a educação do surdo, visando a elaboração das linhas de atuação adequadas a cada realidade dos centros educacionais Instituto Felippo Smaldone.
As temáticas abordadas foram:
Dia 03/09
- Credenciamento
- Abertura oficial com o Hino Nacional (LIBRAS)
- Apresentação: Irmã Sissis Fátima Queiroz
- Mediador: Franklin Ronaldo Martins Tavares
Dia 04/09
- Legislação Aplicada ao Deficiente no Brasil - Eduardo Barbosa (Deputado Federal)
- Aplicação da Legislação em cada Estado
- Ceará - Vanda leitão (Doutora em Ed. Brasileira, profª da UFE, Coordenadora do curso Letras LIBRAS)
- Pará - Suely Melo de Castro Menezes (Graduada em Pedagogia UFPA, Mestranda no curso de Gestão e Desenvolvimento Regional pela universidade de Taubaté-UNITAU-SP)
- Amazonas - Hortência Macedo da Silva (Gerente de Atendimento Educacional Específico - SEDUC/AM)
- Minas Gerais (Andréia Silva Adão Reis (Diretora da Superintendência regional de Ensino)
- Políticas Públicas para o Surdo - João Carlos - RJ
Dia 05/09
- Educação Bilíngue - Um Olhar além da Língua de Sinais - Maisa Jordão - RJ (Pedagoga, Prfª de LIBRAS no INES, Presidente do CIACS, Pesquisadora de Libras, estudante de Letras Libras à distância)
- Experiência na Tradução Cultural e Interlingual - Heloise Gripp Diniz -SC (Mestranda do Linguística, graduação em Pedagogia e Letras)
- Conversa sobre Liderança surda - Eduardo Gheller - SC (Especialista em programação de Computador)
- Abordagem Sexual do Surdo - Ana Maria Oliveira - PA (Psicóloga, Especialista em Psicologi a da Aprendizagem)
- Português para o Surdo - Aline Nunes de Sousa - CE (Graduada em letras, Mestre em Linguística Aplicada)
- Matemática para Surdo - Kátia Tatiana Alves Carneiro - PA (Licenciada Plena em Matemática, Especialista em Supervisão Escolar e Inclusão, Mestre em Matemática)
Dia 06/09
- Caminhos possíveis para a escolarização dos Surdos - Avaliação e Planejamento para o III encontro - IRª Sissis Fátima Queiroz - CE (Especialista em Educação Especial e Educação Infantil e Administração Escolar, Graduada em Letras e Fonoaudiologia).
Assim, foi evidente a diversidade dos temas tratados e discutidos entre os profissionais da área, interessados no assunto, acadêmicos, familiares e comunidade surda em geral. Cada centro ficou com a missão de rever suas práticas pedagógicas e sociais buscando implantar políticas públicas que desenvolvam a cidadania da criança, jovens e adultos com surdez.
No final, foi realizada uma calorosa homenagem às Irmãs Salesianas dos Sagrados Corações, Devotas de São Felippo Smaldone, que há muitos anos se dedicam a formação de pessoas surdas.
E para finalizar, informa-se ao término do evento o Estado do Pará foi escolhido para sediar o próximo encontro, a ser realizado em 2011. Assim a delegação paraense assume esse compromisso com responsabilidade e amor, convidando a todos a participarem através do nosso carinhoso "Grito de Paz" do evento de 2009:
"Açaí, Tacacá, Carimbó e Ciriá. É a cultura do pará"
Valena Miranda
(Coordenadora do programa de Inclusão do IFS/Belém)
Um comentário:
Gostaria de pedir um favor a quem estiver lendo esse mural, de passar meu e-mail para a Psicóloga Ana Maria Oliveira ( Do Felipe Smaoldoni de Belém Pará), pois nos formamos juntas, mas perdi o contato com ela há muitos anos e resido em outro Estado. Gostaria que ela se comunicasse comigo. Meu e-mail: conceicao.miranda.psi@gmail.com
Postar um comentário