quarta-feira, 15 de abril de 2009

Símbolos da Páscoa

Durante a semana que passou, a nossa escola estava em voltas com os preparativos para a Páscoa. Dentre as atividades realizadas, os professores trabalharam "Os Símbolos da Páscoa" com os alunos, deixando bem claro o que é a Páscoa e o significado de cada símbolo em questão, também não podia faltar a confecção dos brindes de Páscoa.



SÍMBOLOS DA PÁSCOA
PEIXE - é um dos símbolos mais antigos dos primeiros cristãos, ao se referirem a Jesus Ressuscitado. Na época das primeiras perseguições, a palavra peixe, escrita em grego, passou a ser lida como: Jesus Cristo Filho de Deus Salvador: ICTYS: Jesus Christus Teós Yiós Soter. na multiplicação dos pães e dos peixes, Jesus se torna presente. A relação com a Páscoa se acha no fato de as aparições de Jesus, após a Ressurreição, estarem sempre ligadas à presença do peixe.

SINOS, VESTES BRANCAS E O ALELUIA - os sinos festivos que repicam na noite da Ressurreição, recordam o momento da subida de Jesus Cristo aos Céus.
As vestes brancas e paramentos, que se usam na noite da vigília Pascal, recordam a alegria dos primeiros batizados, que se revestiam de vestes brancas, simbolizando a vitória sobre a morte.
O Cântico de Aleluia é um dos símbolos mais expressivos das
aclamações de louvor e de alegria. É uma expressão hebraica: HALLELUI-YAH que significa: Louvai o Senhor.

GIRASSOL - este é um dos símbolos pascais menos conhecidos em algumas regiões. Porém é muito rico de significado. Assim como a planta para sobreviver precisa ter sua corola voltada para o sol, do nascente ao poente, também os cristãos precisão estar voltados para o Sol-Cristo. Pois Ele é a luz, a força, a energia. O cristão sem uma ligação com Jesus não encontra significado para sua vida.

CÍRIO PASCAL - é uma vela grande e grossa, que se acende todos os anos pela primeira vez, no sábado da vigília pascal. Representa a luz de Cristo, pois que o próprio Jesus disse: "Eu sou a luz do mundo!" No Círio há duas letras gregas - o alfa e o ômega - respectivamente a primeira e a última letra do alfabeto grego, representando o princípio e o fim, uma vez que Jesus falou: "Eu sou o princípio e o fim de tudo".

PÃO E VINHO - na Ceia do Senhor, Jesus escolheu o pão e o vinho para dar vazão ao seu amor. Representando o seu corpo e sangue, eles são dados aos seus discípulos, para celebrar a vida eterna.

A CRUZ - a cruz mistifica todo o significado da Páscoa na ressurreição e também no sofrimento de Cristo. Relembra que Jesus venceu a morte e, glorioso, passou a viver seu Reino de justiça e de Paz. No conselho de Nicéia, Constantim decretou a cruz como símbolo oficial do cristianismo. Então não somente um símbolo da páscoa, mas símbolo primordial da fé católica.

Nenhum comentário: