quarta-feira, 24 de junho de 2009

Dia de São João


São João Batista

João Batista e Jesus Nazareno, eram primos em segundo grau, porque Maria e Isabel mães de Jesus e João eram primas. Sempre se avistavam os meninos , com pouca diferença de idade (João + velho)

Também sentiam-se felizes em companhia um do outro

O carpintaria de José, pai de Jesus, já estava fechada e José buscava a serenidade do interior domestico para o repouso.

As duas mães se entreolharam, inquietas e perguntavam a si próprias para onde teriam ido as duas crianças.

Nazaré, com sua paisagem, das mais belas de toda a Galiléia é talvez o mais formoso recanto da Palestina. Suas ruas humildes e pedregosas, suas casinhas pequeninas, se agrupam em cima das montanhas.

Maria e Isabel avistaram seus filhos lado a lado, banhados pelos derradeiros raios vespertinos.

Quem poderia saber qual a conversação solitária que se trocava entre eles.

Falavam de assuntos celestiais, da vontade de Deus junto a ambos.

"João partira primeiro" disse Jesus.

Seria o Precursor, isto é : o preparador do caminho.

Aquele que falava ao deserto.

Dos corações. Aquele que foi chamado " A vós que clama no deserto ’’ Arrependei vos, porque é chegado o reino dos céus.

João, era valoroso pregador, amigo da justiça e da verdade. (falar sobre Herodes Herodias e Salomé ). Vestia-se de peles de animais e alimentava-se de mel silvestre e frutas. Usando um cinto largo a volta da cintura e o seu cajado de pastor de ovelhas.

Operário, de primeira hora é ele o símbolo rude da verdade. Exprimindo a austera disciplina que antecede a espontaneidade ,João é o primeiro sinal do cristão ativo ,em guerra com as próprias imperfeições do seu

mundo interior, a fim de estabelecer com Jesus, o santuário de sua realização.

Foi por essa razão que dele disse Jesus:

" Dos nascidos de mulher, João é o maior de todos"

Chamado o Batista porque por ele, o povo era batizado no rio Jordão, confessando os seus pecados.

Porém ele os alertava dizendo "Raça de víboras" quem vos induziu a fugir da ira vindoura?

Produzi frutos de arrependimento, e não presumais, de vós mesmos , dizendo : Temos por Pai a Abrahão, porque eu vos digo, que mesmo d’ estas pedras, Deus pode suscitar filhos a Abrahão.

E também esta posto o machado a raiz das árvores :Toda árvore que não produz bons frutos, é cortada e lançada ao fogo.

Eu vos batizo com água , para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas sandálias não sou digno de levar. Ele vos batizará com fogo e o Espirito Santo .Em sua mão ele tem a pá, limpará a sua eira e recolherá no celeiro o seu trigo e queimará a palha com fogo.

Batismo de Jesus.

Um dia Jesus foi ao rio Jordão pedir a João Batista que o batizasse ,mas João opunha-se-lhe dizendo.

Eu careço ser batizado por ti, e vens tu a mim.











Festa de São João

A Festa de São João, relembra São João ou João Batista, o homem que nasceu em 24 de junho e, através de suas atitudes na vida, trouxe a mensagem de que "devemos mudar nossos rumos para encontrar a luz", sugerindo que o caminho para isso é a meditação, a interiorização, a reflexão, pois São João nos ensina que todas as respostas estão e serão encontradas dentro de nós.

Essa mensagem nos leva ao conteúdo da festa que é a Sabedoria, a capacidade de aprender algo a partir de nós mesmos. Devemos trabalhar em nós a coragem para um julgamento interior consciente; visando nosso amadurecimento como pessoa.

Na época da Festa de São João, no nosso hemisfério, vivemos o inverno e o frio que favorece o recolhimento, a meditação, a necessidade de ficar quieto e em silêncio e se respeitarmos os momentos de recolhimento natural das crianças, tomando o cuidado para que o ambiente da casa esteja aconchegante, então estaremos permitindo que a criança viva intensamente esta festa.

Na Festa de São João existe o costume de acender a fogueira, imagem em que a luz simboliza a sabedoria, a luz interior e o calor do amor, representando o movimento da sabedoria capaz de iluminar o pensamento, aquecendo o coração.

Dentro da Pedagogia Waldorf também temos o costume de acender lanternas feitas pelas próprias crianças e adultos. Elas representam a luz interior de cada um, a sabedoria oferecida para iluminar o mundo.

Depois de viver a Sabedoria o homem se prepara para a próxima festa.

Nesse momento o inverno vai deixando nosso hemisfério e a primavera vai se apresentando,. Toda a natureza, como um ato de coragem, começa a florescer.

O homem também desperta, o sol começa a puxá-lo para fora, ele agora deve atuar.

Um comentário:

Anônimo disse...

BOA TARDE... QUERO POSTAR UMA PERGUNTA:

QUAL É O SINAL DESTE SANTO?

oBRIGADO

REGIS COELHO
TRADUTOR INTEPRETE - ATIBAIA - SP