TEMA
“A PAZ QUE ALMEJAMOS, DEPENDE DA PAZ QUE PRATICAMOS”.
JUSTIFICATIVA
No ano de 2009 a Campanha da Fraternidade apresenta-nos como tema “Fraternidade e segurança pública”. Mostra a preocupação da igreja no Brasil em criar condições para que o Evangelho seja melhor vivido em uma sociedade violenta. Seu objetivo geral é suscitar o debate sobre a segurança pública e contribuir para a promoção da cultura da paz nas pessoas, na família, comunidade e na sociedade.
Diariamente, chegam de todos os cantos do país notícias de injustiças e violências as mais diversas. Nossa sociedade se torna cada vez mais insegura, e a convivência entre as pessoas é cada vez mais difícil e delicada.
Baseados nessa problemática, percebemos que nossa escola não está distante dessa realidade e preocupados com isso, lançamos em nosso projeto pedagógico/2009 o tema: “A paz que almejamos depende das ações que praticamos”, onde pretendemos desenvolver diversas atividades direcionadas a comunidade escolar, promovendo uma educação preventiva, onde o crescimento da violência nos diversos setores sociais sejam minimizados através do amor, além de fazer um resgate do papel da família e da escola para que caminhem juntas na educação das crianças realizando ações pedagógicas e sociais que levem a paz e a harmonia na sociedade.
OBJETIVO GERAL: Efetivar através da práxis docente, ações de sensibilização que busquem o respeito e o diálogo entre a família e a comunidade escolar, relacionando os conceitos de amor e justiça, assim, fortalecendo a paz entre todos para a construção de um mundo melhor
OBJETIVOS ESPECIFICOS:
- Identificar os pontos relevantes que causam a violência no lar e na escola;
- Estimular a reflexão do educando sobre a importância da presença de amor, paz e justiça em nossas vidas;
- Aproximar a família do contexto escolar através de ações relacionando paz, amor e justiça;
- Fortalecer os laços de fraternidade, amor e respeito entre os membros da família;
- Desenvolver no educando o respeito pela natureza, buscando harmonia entre o homem e o meio ambiente;
- Propiciar momentos de alegria e descontração para os educandos do Instituto Felipe Smaldone;
- Estimular no educando atitudes de fé e de paz para um mundo melhor;
METODOLOGIA:
O projeto será desenvolvido através de atividades e ações pedagógicas que visem o tema geral “A paz que almejamos depende das ações que praticamos. O projeto será iniciado em janeiro, lançando assim, o primeiro sub-tema“ Família e Escola: Construtores da Paz”, que será trabalhado no primeiro semestre, onde será apresentado à comunidade escolar no dia 26 de janeiro de 2009 através de ambientação da escola com a temática do projeto. Além da confecção do mural com o tema “O Exército da Paz recebe os Construtores da Paz”. Também haverá a apresentação de uma música em Libras pelos professores e técnicos; e depoimentos de famílias de alunos e ex- alunos.
No mês de fevereiro será trabalhado o tema paz através da festa de carnaval sob o tema “Folia da Paz” onde irá abranger as famílias e o IFS como um todo. Haverá, também, palestra com um profissional externo trabalhando os direitos e deveres para as famílias.
No mês de março ocorrerá o Programa de atendimento a família focando a mulher como construtora da paz, através de ações como oficinas, dinâmicas, vídeos e palestras; assim como a continuação de depoimentos de famílias de ex- alunos. Já em abril irá acontecer a festa da Páscoa com o tema “Jesus Cristo: o maior pacificador do mundo” através de atividades como palestras e dramatizações, além de trabalhar o dia do índio com o tema “ Índio, cultura de paz” , Dia do livro, Tiradentes, Descobrimento do Brasil. Em maio, será realizado a festa das mães que tem como titulo “Maria, somos todas nós”. No mesmo mês será explorado em sala de aula as seguintes datas comemorativas: o dia do trabalhador e libertação dos escravos. E no mês de junho acontecerá a festa junina com o tema “Forrozão da Paz”, além da culminância do projeto do semestre que acontecerá com exposição das atividades realizadas em todo o semestre, através de fotografias, banner entre outros.
Em agosto, será realizado o projeto “ Amor e Justiça: Caminhos para a Paz” referente ao segundo semestre, o mesmo será lançado na segunda semana do referido mês, para toda comunidade escolar através de apresentação em data-show no auditório do IFS, assim como a ambientação da escola com a temática para envolver as famílias. Ainda no mês de agosto terão atividades, cujo título será “Família em busca da paz”, onde serão desenvolvidas atividades de torneios: natação, vôlei, futsal e outros. No mês de setembro sob o titulo “Respeitando a natureza” serão realizados passeios extra-escola como visita em museu e bosque. Já no mês de outubro, na semana que antecede o dia das crianças o projeto pretende trabalhar “Paz: um caminho para felicidade da criança”, na qual as atividades propostas como dança, músicas em LIBRAS, dramatização e dinâmicas de perguntas serão realizadas pelos professores e técnicos; ainda no mesmo mês teremos o titulo ”Unidos na fé e na paz” que consiste na construção de um Mini- museu do Círio. Em novembro será realizada a culminância do projeto, através de uma apresentação em data-show no auditório e exposição de todos os trabalhos realizados no decorrer do projeto em forma de amostra cultural.
Além das atividades de cada mês do segundo semestre, estará acontecendo durante todo o percurso do projeto ações em sala de aula, na qual devem estar interligadas com a temática do projeto. Uma dessas ações será a exploração do recurso das “histórias em quadrinhos” na sala de informática, baseadas no tema PAZ, onde os alunos criarão suas próprias histórias; trabalhar também às “histórias em quadrinhos” em classe explorando os conteúdos do 2º semestre; e serão realizadas atividades semanais em classe relacionadas com o tema do projeto onde se possa provocar reflexões e atitudes de paz no educando. (Sugestão: toda segunda-feira).
CRONOGRAMA:
Atividades realizadas durante o projeto:
- Exploração do recurso das “histórias em quadrinhos” na sala de informática, baseadas no tema PAZ, onde os alunos criarão suas próprias historias
- Adequação dos conteúdos do semestre às atividades de “histórias em quadrinhos” em sala de aula
- Realização de uma atividade semanal em classe relacionada com o tema do projeto que propicie uma reflexão e provoque atitudes de paz nos educandos. (Sugestão: toda segunda-feira).
Atividades de cada mês
● Primeiro Semestre: Projeto“ Família e Escola: Construtores da Paz”
Período/Atividade/Descrição
Janeiro
Lançamento do projeto
Ambientação da escola de acordo com a temática e apresentação no auditório com dinâmicas
Mural: “O Exército da Paz recebe os Construtores da Paz”
Depoimentos de famílias de ex-alunos.
Fevereiro
Folia da Paz
Profissional externo
Festa de Carnaval: danças e brincadeiras
Palestra sobre direitos e deveres.
Março
Programa de atendimento a família (Mulher como construtora da paz)
Dinâmicas, oficinas, vídeos e palestras.
Depoimentos de família de ex- alunos.
Abril
Páscoa (Jesus Cristo: o maior pacificador do mundo)
Palestras e dramatizações
Maio
Maria somos todas nós
Dia do trabalhador
Libertação dos escravos
Festa das mães, palestras e dinâmicas
Junho
- Forrozão da Paz
- Culminância
- Festa junina: danças e brincadeiras.
- Exposição das atividades do semestre.
●Segundo semestre: Projeto “ Amor e Justiça: Caminhos para a Paz”
Período/Atividade/Descrição
Agosto
Lançamento do Projeto
- Ambientalização da escola com a temática para envolver a família com o projeto (cartazes e imagens)
- Apresentação do projeto às famílias através de atividades no auditório relacionadas com a temática (breve apresentação em data-show, dramatização em música).
Agosto
Família em busca da paz
Acolhida no auditório, café da manhã e torneio.
Setembro
Respeitando a natureza
Atividades extra-escola: passeios em museu e bosque.
Outubro
Paz: um caminho para a felicidade da criança
Músicas em libras, dança, dramatização e dinâmicas de perguntas (realizado pelos professores e técnicos).
Outubro
Unidos na Fé na Paz
Mini-museu do Círio
Novembro
Culminância
- Apresentação em data-show das atividades do projeto.
- Exposição dos trabalhos realizados no decorrer do projeto.
AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada de forma qualitativa, a qual acontecerá durante o processo ensino-aprendizagem, através de trabalhos individuais e em grupo, focando a participação dos alunos e da família nas atividades propostas no decorrer do projeto, partindo da observação da professora dentro e fora de sala de aula.
4 comentários:
Essa comunidade educativa é demais!!!!
Quero ver as notícias e as imagens da Folia da Paz
Olá pessoal do Instituto!
Este espaço está tudo de bom!
A educação merece esses exemplos de dedicação e qualidade no ensino!
Parabéns
Prof. Rozy - Arte Educadora
E obrigada por nos colocar como link no seu blog!
Aguardamos uma visitinha também
Rozy
Postar um comentário