sexta-feira, 26 de junho de 2009

"ARRAIÁ DO FELIPE"



A festa Junina da nossa escola, aconteceu no dia 06/06/2009, na quadra da escola.

O tema deste ano foi: "Forrozão da Paz", que faz parte do projeto pedagógico de 2009: "A Paz que desejamos depende das ações que praticamos", temática que tem norteado todas as nossas ações pedagógicas pessoais e profissionais, contribuindo para a construção de um mundo melhor.

A abertura das danças iniciou com a apresentação da aluna Lucicléia Lopes
Ribeiro do Programa de Inclusão Escolar do Instituto Felipe Smaldone.

A primeira dança apresentada foi das turmas do maternal I e II chamada de "São João".

Em seguida, foi a apresentação dos alunos do Jardim I e II com a "Quadrilha".

Depois veio as turmas de Alfa "A" e "B" com a "Dança Africana".

As turmas da 1ª série (A, B, e C) apresentaram a "Dança Indiana", que foi
bastante aplaudida pela comunidade Smaldoniana.

As turmas da 2ª série (A, B e C) apresentaram a "Dança Espanhola".

As turmas de 3ª série apresentaram uma "Dança Americana", o Rock, esta dança rompeu fronteiras e é um dos gêneros musicais preferidos dos jovens.


O encerramento das danças se deu com a "Quadrilha dos Surdos" da Associação dos Surdos de Belém - ASBEL

A festa Junina de 2009 foi bastante elogiada. Foi muito bonita e reuniu toda a comunidade Smaldoniana

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Dia de São João


São João Batista

João Batista e Jesus Nazareno, eram primos em segundo grau, porque Maria e Isabel mães de Jesus e João eram primas. Sempre se avistavam os meninos , com pouca diferença de idade (João + velho)

Também sentiam-se felizes em companhia um do outro

O carpintaria de José, pai de Jesus, já estava fechada e José buscava a serenidade do interior domestico para o repouso.

As duas mães se entreolharam, inquietas e perguntavam a si próprias para onde teriam ido as duas crianças.

Nazaré, com sua paisagem, das mais belas de toda a Galiléia é talvez o mais formoso recanto da Palestina. Suas ruas humildes e pedregosas, suas casinhas pequeninas, se agrupam em cima das montanhas.

Maria e Isabel avistaram seus filhos lado a lado, banhados pelos derradeiros raios vespertinos.

Quem poderia saber qual a conversação solitária que se trocava entre eles.

Falavam de assuntos celestiais, da vontade de Deus junto a ambos.

"João partira primeiro" disse Jesus.

Seria o Precursor, isto é : o preparador do caminho.

Aquele que falava ao deserto.

Dos corações. Aquele que foi chamado " A vós que clama no deserto ’’ Arrependei vos, porque é chegado o reino dos céus.

João, era valoroso pregador, amigo da justiça e da verdade. (falar sobre Herodes Herodias e Salomé ). Vestia-se de peles de animais e alimentava-se de mel silvestre e frutas. Usando um cinto largo a volta da cintura e o seu cajado de pastor de ovelhas.

Operário, de primeira hora é ele o símbolo rude da verdade. Exprimindo a austera disciplina que antecede a espontaneidade ,João é o primeiro sinal do cristão ativo ,em guerra com as próprias imperfeições do seu

mundo interior, a fim de estabelecer com Jesus, o santuário de sua realização.

Foi por essa razão que dele disse Jesus:

" Dos nascidos de mulher, João é o maior de todos"

Chamado o Batista porque por ele, o povo era batizado no rio Jordão, confessando os seus pecados.

Porém ele os alertava dizendo "Raça de víboras" quem vos induziu a fugir da ira vindoura?

Produzi frutos de arrependimento, e não presumais, de vós mesmos , dizendo : Temos por Pai a Abrahão, porque eu vos digo, que mesmo d’ estas pedras, Deus pode suscitar filhos a Abrahão.

E também esta posto o machado a raiz das árvores :Toda árvore que não produz bons frutos, é cortada e lançada ao fogo.

Eu vos batizo com água , para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas sandálias não sou digno de levar. Ele vos batizará com fogo e o Espirito Santo .Em sua mão ele tem a pá, limpará a sua eira e recolherá no celeiro o seu trigo e queimará a palha com fogo.

Batismo de Jesus.

Um dia Jesus foi ao rio Jordão pedir a João Batista que o batizasse ,mas João opunha-se-lhe dizendo.

Eu careço ser batizado por ti, e vens tu a mim.











Festa de São João

A Festa de São João, relembra São João ou João Batista, o homem que nasceu em 24 de junho e, através de suas atitudes na vida, trouxe a mensagem de que "devemos mudar nossos rumos para encontrar a luz", sugerindo que o caminho para isso é a meditação, a interiorização, a reflexão, pois São João nos ensina que todas as respostas estão e serão encontradas dentro de nós.

Essa mensagem nos leva ao conteúdo da festa que é a Sabedoria, a capacidade de aprender algo a partir de nós mesmos. Devemos trabalhar em nós a coragem para um julgamento interior consciente; visando nosso amadurecimento como pessoa.

Na época da Festa de São João, no nosso hemisfério, vivemos o inverno e o frio que favorece o recolhimento, a meditação, a necessidade de ficar quieto e em silêncio e se respeitarmos os momentos de recolhimento natural das crianças, tomando o cuidado para que o ambiente da casa esteja aconchegante, então estaremos permitindo que a criança viva intensamente esta festa.

Na Festa de São João existe o costume de acender a fogueira, imagem em que a luz simboliza a sabedoria, a luz interior e o calor do amor, representando o movimento da sabedoria capaz de iluminar o pensamento, aquecendo o coração.

Dentro da Pedagogia Waldorf também temos o costume de acender lanternas feitas pelas próprias crianças e adultos. Elas representam a luz interior de cada um, a sabedoria oferecida para iluminar o mundo.

Depois de viver a Sabedoria o homem se prepara para a próxima festa.

Nesse momento o inverno vai deixando nosso hemisfério e a primavera vai se apresentando,. Toda a natureza, como um ato de coragem, começa a florescer.

O homem também desperta, o sol começa a puxá-lo para fora, ele agora deve atuar.

FESTAS JUNINAS



ORIGEM

De origem européia, as Festas juninas fazem parte da antiga tradição pagã de celebrar o solstício de verão. Assim como a cristianização da árvore pagã "sempre verde" em árvore de natal, a Festa Junina do dia de "Midsummer" (24 de Junho) tornou-se, pouco a pouco na Idade Média, um atributo da festa de São João Batista, o santo celebrado nesse mesmo dia. Ainda hoje, a Festa Junina é o traço comum que une todas as festas de São João européias (da Estônia a Portugal, da Finlândia à França). Estas celebrações estão ligadas às fogueiras da Páscoa e às fogueiras de Natal.

Uma lenda católica cristianizando a Festa Junina pagã estival afirma que o antigo costume de acender fogueiras no começo do verão europeu tinha suas raízes em um acordo feito pelas primas Maria e Isabel. Para avisar Maria sobre o nascimento de São João Batista e assim ter seu auxílio após o parto, Isabel teria de acender uma fogueira sobre um monte.

As festas Juninas, são na sua essência multicurais, embora o formato com que hoje as conhecemos tenha tido origem nas festas dos santos populares em Portugal: Santo Antônio, São João e São Pedro principalmente. A música e os instrumentos usados, cavaquinho, sanfona, triângulo ou ferrinhos, reco-reco, etc, estão na base da música popular e folclórica portuguesa e foram trazidos para o Brasil pelos povoadores e emigrantes dos país irmão. As roupas 'caipiras' ou 'saloias' são uma clara referência ao povo campestre, que povoou principalmente o nordeste do Brasil e muitissimas semelhanças se podem encontrar no modo de vestir 'caipira' tanto no Brasil como em Portugal. Do mesmo modo, as decorações com que se enfeitam os arraiais tiveram o seu início em Portugal com as novidades que na época dos descobrimentos os portugueses levavam da Asia, enfeites de papel, balões de ar quente e pólvora por exemplo. Embora os balões tenham sido proíbidos em muitos lugares do Brasil, eles são usados na cidade do Porto em Portugal com muita abundância e o céu se enche com milhares deles durante toda a noite.

No Brasil, recebeu o nome de junina (chamada inicialmente de joanina, de São João), porque acontece no mês de junho. Além de Portugal, a tradição veio de outros países europeus cristianizados dos quais se oriundam as comunidades de imigrantes, chegados a partir de meados do século XIX. Ainda antes, porém, a festa já tinha sido trazida para o Brasil pelos portugueses e logo foi incorporada aos costumes das populações indígenas e afro-brasileiras.

A festa de São João brasileira é típica da Região Nordeste. Por ser uma região árida, o Nordeste agradece anualmente a São João, mas também a São Pedro, pelas chuvas caídas nas lavouras. Em razão da época propícia para a colheita do milho, as comidas feitas de milho integram a tradição, como a canjica e a pamonha.

O local onde ocorre a maioria dos festejos juninos é chamado de arraial, um largo espaço ao ar livre cercado ou não e onde barracas são erguidas unicamente para o evento, ou um galpão já existente com dependências já construídas e adaptadas para a festa. Geralmente o arraial é decorado com bandeirinhas de papel colorido, balões e palha de coqueiro ou bambu. Nos arraiás acontecem as quadrilhas, os forrós, leilões, bingos e os casamentos matutos.

Estes arraiais são muito comuns em Portugal e não são exclusivos do São João,

são parte da tradição popular em geral. Nessas festas podemos encontrar imensas semelhanças tanto no Brasil como em Portugal, mas não só. Na África e na Asia, Macau, India, Malásia, na Comunidade Cristang, os portugueses deixaram essa tradição Junina bem marcada.

Atualmente, os festejos ocorridos em cidades pólos do Norte e Nordeste dão impulso à economia local. Citem-se, como exemplo, Caruaru em Pernambuco; Campina Grande na Paraíba; Amargosa na Bahia[1]; na Mossoró no Rio Grande do Norte; Maceió em Alagoas; Recife em Pernambuco; Aracaju em Sergipe; Juazeiro do Norte no Ceará; e Cametá no Pará. Além disso, também existem nas pequenas cidades, festas mais tradicionais como Cruz das Almas, Ibicuí, Jequié e Euclides da Cunha na Bahia. As duas primeiras cidades disputam o título de Maior São João do Mundo, embora Caruaru esteja consolidada no Guinness Book, categoria festa country (regional) ao ar livre. Além disso, Juazeiro do Norte no Ceará e Mossoró no Rio Grande do Norte disputam o terceiro lugar de maior são joão do mundo.

Texto tirado de:pt.wikipedia.org/wiki/Festa_junina

terça-feira, 16 de junho de 2009

Capacitação de Professores

NO DIA 20 DE MAIO DE 2009 A EQUIPE TÉCNICA DO INSTITUTO FELIPE SMALDONE (IFS) PROPORCIONOU AOS PROFESSORES DA SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL (SRM) UMA CAPACITAÇÃO ABORDANDO ESTUDOS TEÓRICOS E PRÁTICOS ATRAVÉS DA OFICINA " ACOLHENDO A DIVERSIDADE NA ESCOLA REGULAR"

O PRINCIPAL TEMA ABORDADO FOI: "O PENSAMENTO ABSTRATO OU CATEGORIAL DO ALUNO SURDO" ASSUNTO QUE FAZ PARTE DO PROJETO, QUE ESTÁ SENDO DESENVOLVIDO NAS ESCOLAS PÓLOS DO IFS, "INCLUSÃO: ACOLHENDO A DIVERSIDADE NA ESCOLA REGULAR". O ENCONTRO FOI MINISTRADO PELAS PROFESSORAS EDNA DO ESPÍRITO SANTO E IEDA SANTANA, UTILIZANDO UMA METODOLOGIA DIVIDIDA EM TRÊS MOMENTOS:

1º ABERTURA COM A DIRETORA DO IFS Ir. IVONEIDE;

2º APRESENTAÇÃO DE SLIDES COM OS SEGUINTES ASSUNTOS:

Pensamento abstrato ou categorial, Características da escrita do surdo e Sugestões de conteúdo escolar agradável e significativo para o aluno surdo.

3º OFICINA ATRAVÉS DA CRIAÇÃO DE UM RECURSO OU ESTRATÉGIA INTERDISCIPLINAR PARA APLICAR AO ALUNO SURDO.

ESTA CAPACITAÇÃO FOI DE GRANDE VALIA PARA OS PROFESSORES, POIS APRIMORA SEUS CONHECIMENTOS E FAZENDO-OS ENTENDER MELHOR O PROCESSO DE PENSAMENTO E ENTENDIMENTO DO ALUNO SURDO, PODENDO ASSIM MELHORAR OS CONCEITOS DE AVALIAÇÃO DE SEUS TRABALHOS.

Contatos:

Profª Edna: eespiritosanto4@gmail.com

Profª Ieda: santana.ieda67@gmail.com

terça-feira, 9 de junho de 2009

Coroação de Nossa Senhora

Este evento é tradicional no Instituto que sempre reúne toda a comunidade Smaldoniana, os alunos apresentam belíssimas coreografias geralmente ensaiadas pela profesora de artes, de educação física ou voluntários, sendo que este ano teve a participação especial da coordenadora do ensino fundamental, a professora Danilla, que ensaiou e organizou a apresentação de dança dos alunos. O grupo deu um espetáculo de encenação e coreografia. Muitas pessoas na platéia se emocionaram com a música escolhida para tocar durante a coroação, ficou singela e doce,refletindo tudo o que aconteceu de fato na história de Maria.


quarta-feira, 3 de junho de 2009

Concurso de Blogs

Foi lançado o 2º concurso de Blogs Educativos das escolas da rede pública estadual da grande Belém, que este ano vem com novidades.
Veja a nota do NTE do dia 31 de maio:

2º CONCURSO DE BLOGS - CONVITE


O NTE-Belém realizará, a partir de junho, seu 2º Concurso de Blogs Educativos, com uma nova modalidade: o Blog do Professor. Assim, convidamos todas as escolas da rede publica estadual (RPE) da Grande Belém com Sala de Informática, e todos os professores blogueiros da RPE, para participarem. Veja abaixo o regulamento desse Concurso.

Neste ano teremos dois concursos. O primeiro será realizado por cada um dos NTE estaduais e premiará as escolas e professores de sua área de abrangência. Nessa etapa serão selecionados os três (3) melhores blogs em cada categoria para participarem da segunda etapa, o I Concurso de Blogs Educativos do Estado do Pará, quando estarão concorrendo a um Laptop para cada categoria. Esse concurso estadual está previsto para acontecer na segunda quinzena de outubro.

Regulamento do Concurso

DO CONCURSO

1 - O concurso destina-se selecionar os dez (10) melhores Blogs nas duas categorias concorrentes, e selecionar os três (3) primeiros de cada uma para participarem do I Concurso Blogs Educativos do Estado do Pará.

1.1 - Poderão se inscrever blogs em duas categorias, a saber:
a) Blog de escolas da rede pública estadual situadas na região metropolitana de Belém;
b) Blog de professores da rede pública estadual.

2 - Poderão participar somente blogs com, pelo menos, 10 postagens diferentes até a data de sua inscrição. Para todos os efeitos consideraremos a quantidade de postagens apresentadas no Gadget "Arquivo" do Blog.

DA INSCRIÇÃO

1 - As inscrições estão abertas no período de 01 de junho a 31 de agosto de 2009.
2 - Para se inscrever, o responsável pelo blog (da escola ou do professor) deve enviar um e-mail para o Coordenador do Concurso, Prof. Franz Kreüther Pereira (franzkre@gmail.com), informando de seu interesse em participar e indicando o endereço do blog.
3 - Cada blog participante deverá fazer uma postagem sobre o concurso, inserir a imagem acima (logo do Concurso) e um link para o blog do concurso (VEJA AQUI).
4 - Deve copiar e colar o selo do concurso (imagem acima) na barra lateral, em local bem visivel, de seu blog.
ATENÇÃO: Somente este selo identificará os blogs participantes.

DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

1- Serão selecionados os 10 melhores Blogs de cada categoria, utilizando-se dos seguintes critérios: conteúdo, criatividade, apresentação, quantidade de postagens e de comentários.
1.1 - No caso de blogs de escolas, além dos itens acima, tambném será levado em conta as participações de alunos e outros membros da comunidade escolar.
2 - Uma comissão julgadora, convidada pela Coordenação do Concurso e integrada por especialistas na área, se encarregará de escolher os vencedores, sendo sua decisão soberana.
3 - Quaisquer dúvidas, divergências ou situações não previstas neste regulamento serão julgadas e decididas de forma soberana e irrecorrível por essa Coordenação.

NOTA: O blog deve manter-se atualizado até a divulgação da premiação, em data a ser divulgada no blog do Concurso.

PRÊMIOS

Cada um dos 10 blogs, nas duas categorias, receberá um certificado de participação, além dos prêmios relativos a classificação. Também serão premiados os professores de sala de informática responsáveis pelos três (3) primeiros colocados e haverá prêmios especiais para: o blog com maior número de postagens; o blog com maior número de acessos (a contar da data da inscrição) e a postagem que receber mais comentários.