terça-feira, 30 de setembro de 2008

Dia do Surdo

Na última sexta-feira, 26 de setembro, comemorou-se o "Dia do Surdo".
Aqui em Belém, este dia foi marcado por uma passeata que saiu do museu Emílio Goeldi e foi até a praça da República. O evento foi um sucesso, cerca de 500 pessoas, entre surdos,familiares, professores, participaram do evento que teve como objetivo, além da comemoração do dia, chamar a atenção da sociedade, instituições públicas e particulares para o respeito e direito da comunidade surda.
A nossa escola, Felipe Smaldone, esteve presente com seus alunos puxando a passeata. Mães, pais e as irmãs também estavam presentes contribuindo nessa luta junto com a comunidade surda de Belém. Também participaram da caminhada o Centro Gabriel Lima Mendes, SEMEC, pessoas de outros municípios, escolas estaduais e municipais, a Companhia de Teatro "Mãos Livres" com os Palhaços Surdos mostrando o talento dos surdos através da arte.
sta passeata foi realizada pela ASSOCIAÇÃO DOS SURDOS DE BELÉM - ASBEL e pela ASSOCIAÇÃO DOS TRADUTORES/INTÉRPRETES DE LÍNGUA DE SINAIS DO PARÁ - ASTILP.
Veja as fotos do evento.

AVISO

A ASSOCIAÇÃO DOS TRADUTORES/INTÉRPRETES DE LÍNGUA DE SINAIS DO PARÁ - ASTILP, está divulgando a seguinte notícia:

ATENÇÂO: Precisamos de Currículos para professores e Intérpretes de LIBRAS!
Solicitamos que surdos e ouvintes GRADUADOS e com PROLIBRAS nos entreguem currículo para concorrrer a vaga de Professor ou Intérprete de Libras. O Prazo de envio de currículos é até dia 01/10/2008.

Ps: Os interessados precisam ter disponibilidade para viajar para o interior

Enviar para o email: presidentedaastilp@yahoo.com.br

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Aprendizagem Significativa

Continuando com a nossa formação continuada em serviço, tivemos na última sexta-feira, dia 12/09/08, uma oficina sobre"Aprendizagem Significativa" com o Professor Carlos Fanha, que nos trouxe muitas informações atualizadas sobre como planejar aulas significativas, levando em conta a diferença do aluno de ontem e de hoje, bem como as diferenças de escola e salas de aula.
Nos levou a uma reflexão a respeito dos desafios de ser professor hoje, que tipo de professor estou sendo? O que é uma boa aula? Preparo aula pra quem? O que é uma aula significativa? etc.
Também assistimos vídeos e preparamos atividades para o grupo baseado no que estávamos aprendendo.
Essa oficina foi muito interessante, teve uma grande participação do corpo docente, que aguardam ansiosos os próximos módulos.

Veja algumas imagens dessa oficina:


quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Oficina de Informática

Nos dias 02, 03, e 04 de Setembro, foi realizada na Instituição uma oficina de Informática para as professoras do Ensino Fundamental (1ª, 2ª e 3ª séries). Esta oficina faz parte do programa de Educação Continuada que a escola vem realizando. Com o tema: "A Informática na Educação ampliando conhecimentos" a oficina teve o objetivo de conhecer e discutir os aspectos abordados sobre a informática na educação, permitindo que oa professoras conheçam o uso do computador como ferramenta pedagógica. Como toda a clientela era iniciante na informática, preparamos atividades simples para que se acostumassem, primeiramente com o manuseio das ferramentas, adquirindo noções básicas.
Nesta primeira fase, trabalhamos com o editor de texto (BrOffice.org Writer) e o editor de desenho(Tux Paint).
Essa foi só a primeira parte, nos Próximos meses daremos continuidade a oficina com dois encontros por mês, reforçando as partes que mais encontram dificuldades e aprendendo outros aplicativos, bem como utilizá-los de maneira educacional.




terça-feira, 16 de setembro de 2008

Formação Continuada

O Instituto Felipe Smaldone vem realizando com seu professores, desde janeiro do corrente ano, a Formação Continuada em Serviço. Com o objetivo de proporcionar ao corpo docente estudos sistemáticos sobre estratégias de ensino, que ofereçam ao aluno surdo melhores condições de aprendizagem, bem como desenvolver aprofundamento do real significado do que é aprendizagem significativa para alunos surdos, sua forma de desenvolver cognitivamente seus processos mentais.
Para os objetivos propostos sejam alcançados, faz-se necessário a organização mensal de encontros com os professores para estudar estudar, discutir, criar e repensar novas práticas educativas que diminuam as dificuldades que o nosso aluno vivenciará no processo de inclusão escolar, quando este deverá conviver em ambientes escolares predominantemente de pessoas ouvintes.
Segue abaixo, algumas temáticas já trabalhadas com nossos professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Sala de Recursos e Apoio Pedagógico:

1 - Oficina de LIBRAS, com a professora Socorro Bonifácio (Janeiro)
2 - Alfabetização e Letramento (Março)
3 - Informática e Educação, com a professora Bertolina Silva (Abril)
4 - Planejamento e Instrumentos Avaliativos do IFS (Maio)
5 - Estudos sobre a Resolução nº 400 (Agosto)
6 - Informática para os professores do Ensino Fundamental (Setembro)
7 - Aprendizagem Significativa, com o Professor Carlos Fanha (Setembro)

Pensamento

É melhor o homem prudente que o homem forte, diz o livro da Sabedoria, porque a prudência tem cem olhos que são atribuídos à fortaleza.