sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Projeto 2012


Este é o projeto que estaremos desenvolvendo durante todo o ano letivo.


TEMA: MULTILETRAMENTO: Estratégias para educação do surdo.

JUSTIFICATIVA
            O Instituto Felipe Smaldone dentro de uma proposta bilíngüe que visa o desenvolvimento cognitivo e a ampliação do vocabulário do aluno surdo, sabendo que a aprendizagem deste se dá de forma visuo-imagético, e tendo como primeira língua a LIBRAS, usará o multiletramento como possibilidade para trabalhar as potencialidades desse grupo usando a sua relação espacial, o corpo, em sua língua materna.
            Nessa perspectiva os educadores do IFS em seu Projeto Pedagógico 2012, resolveram adotar como estratégia de ensino a Pedagogia de Projetos, por entender que essa prática viabiliza de forma eficiente e eficaz construções coletiva e significativas para educação do surdo. Assim, a temática decidida para ser o foco de elaboração dos sub-projetos foi MULTILETRAMENTO.
Para tanto, pretende-se nesse projeto considerar cinco práticas importantes, para o letramento multisemiótico: letramento digital, artístico, imagético, visuoespacial e o lingüístico.

OBJETIVO GERAL:
·         Proporcionar aos educandos surdos processos semióticos de ensino aprendizagem para que este tenha uma relação com as diversas modalidades de linguagem, obtendo a compreensão do conhecimento necessário a sua inclusão nas escola regular de ensino.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
            * Promover o desenvolvimento da leitura e da produção de textos, utilizando diferentes mídias;
            * Avaliar e promover o desenvolvimento dos conceitos de adição, subtração, multiplicação e divisão em sala de aula;
            * Propiciar um trabalho de linguagem que desenvolva a competência dos alunos para as quatro habilidades da língua: entender, falar, ler e escrever;           
            * Favorecer a vivencia em grupo dos alunos surdos para construção de sua identidade;
* Compreender o processo de desenvolvimento humano em nossa sociedade.


METODOLOGIAS
        O Projeto Pedagógico 2012, iniciou no mês de dezembro de 2011 a partir de reunião geral com os educadores do instituto para a definição da temática a ser adotada. Posteriormente, serão selecionados textos voltados para a temática proposta, visando fundamentar o grupo de educadores responsáveis na elaboração da parte escrita.
        No decorrer do ano letivo de 2012 serão realizadas, no período 09 à 13 de janeiro, Oficinas Temáticas objetivando oportunizar aos educadores metodologias diferenciadas de ensino para que o aluno surdo possa obter os instrumentos e habilidades necessárias e que tornam possível uma inclusão de qualidade.
         Durante a semana de 16 à 20/01 os educadores serão divididos por ano/série para elaboração dos sub projeto a ser desenvolvidos no decorrer do ano letivo com suas respectivas turmas. Serão utilizados para elaboração dos sub projetos diferentes gêneros textuais e formas de comunicação (Fábulas infantis, Haquê/gibis, parábolas, narração, e-mail, redação oficial, cartas ,bilhetes, desenhos, etc) e práticas para o letramento multisemiótico, tais como: letramento digital, artístico, imagético, visuo espacial e o lingüístico.
          Serão realizadas duas (02) culminâncias, uma no primeiro semestre e outra no segundo.


AVALIAÇÃO
           A avaliação será processual e continua, tendo como instrumentos avaliativos a observação, construção de materiais didáticos e reuniões mensais durante a execução dos sub projetos com a equipe técnico-pedagógica. Assim, como, serão efetuadas duas (02) culminâncias ao final da cada semestre.


REFERÊNCIA
ROJO, R. H. R. Linguagens Códigos e suas tecnologias. In: Brasil. Ministério da educação.
Secretária da educação Básica. Departamento de Políticas do Ensino Médio. Orientações curriculares do ensino médio. Brasília, 2004